QUAL O MELHOR TRATAMENTO PARA DOR NAS COSTAS?

Muitos tratamentos para dor nas costas estão disponíveis. O paciente possui uma grande quantidade de opções na hora de tratar, seja pelo grande número de profissionais disponíveis (Fisioterapeutas, Médicos, Osteopatas…) ou de tratamentos (medicação, fisioterapia passiva, fisioterapia ativa através de exercícios, cirurgia…). Mas qual é o mais efetivo?

A melhor resposta a ser dada é “Não existe um mais efetivo”.

A dor nas costas é causada por diferentes fatores e dificilmente possui apenas uma causa. Na sua grande maioria a dor é multifatorial, possui diversas origens e basear o tratamento de uma patologia que possui vários fatores desencadeantes com apenas uma modalidade é o maior erro que os profissionais cometem hoje. Talvez esse seja o motivo para que a dor lombar seja a patologia que mais incapacita pessoas no mundo inteiro, impedindo-as de trabalhar e fazer suas atividades cotidianas.

Podemos citar como exemplos:

– A dor nas costas gerada por um câncer deve ser tratada pelo oncologista e provavelmente precisará de Quimioterapia/Radioterapia e um acompanhamento bem específico.

– A dor nas costas gerada por um trauma/fratura requer a atenção de um ortopedista que pode optar por esperar a fratura consolidar ou realizar uma cirurgia.

– A dor nas costas passageira pode ir e vir sem provocar nenhum estrago e esse paciente nem precisará de um profissional para ajuda-lo.

– A dor nas costas relacionada a disfunções de movimento, certamente a fisioterapia especializada é a melhor opção.

Quando a dor “vêm” de muitos lugares, diferentes abordagens são necessária para uma boa resolução do quadro de dor.

O Instituto RV trabalha com essa premissa. Há 10 anos elaborou o RCV – Reequilíbrio da Coluna Vertebral, tratamento NÃO CIRÚRGICO, que tem como objetivo descobrir a origem da dor, através de uma avaliação bem criteriosa, para aí sim tomar a decisão de qual técnica de tratamento é a mais indicada para cada paciente. Isso significa que cada paciente possui necessidades específicas e um acompanhamento individualizado é necessário. 90% dos pacientes com dor nas costas irão se favorecer de um programa de exercícios específicos. A questão principal é quais exercícios é indicado para cada caso e apenas uma avaliação criteriosa pode determinar isso.

Além da avaliação criteriosa e dos exercícios específicos, o RCV conta ainda com técnicas especificas de tratamento para coluna como as Técnicas de Maitland, Mullligan, Mckenzie e também uma mesa eletrônica de flexo-distração indicada em casos agudos onde a compressão discal é o problema.

O Instituto RV possui 5 Unidades de atendimento em São Paulo.

Ligue 20911267 e agende sua consulta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *